NOSSA MISSÃO É EVANGELIZAR

NOSSO CARISMA: "SER CANAL DA GRAÇA DO RESSUSCITADO JUNTO AS FAMÍLIAS"

terça-feira, 29 de março de 2016

O consagrado deve estar disposto a sujar as mãos

 Cidade do Vaticano (RV) – O encerramento do Ano da Vida Consagrada marcou a semana aqui no Vaticano. Foram 14 meses de iniciativas, encontros, cartas e congressos organizados em Roma e mundo afora.
O evento conclusivo reuniu mais de 5 mil homens e mulheres de todos os continentes, representando a Ordem das Virgens, a clausura, os institutos religiosos de vida apostólica e de vida monástica e conventual, as sociedades de vida apostólica, os institutos de vida seculares e os novos institutos e “novas formas”. Todos aqui para expressarem os diferentes carismas que o Espírito suscita na Igreja, mas – sobretudo – a unidade desses mesmos carismas. A Congregação que no Vaticano se ocupa da vida consagrada é guiada pelo Cardeal brasileiro João Braz de Aviz. Ele e o secretário, Dom José Carballo, realizaram durante este Ano da Vida Consagrada mais de 30 viagens, em todos os continentes, para se reunirem com os religiosos locais e conhecer a realidade concreta em que atuam. Desses encontros, ficaram evidentes problemas e desafios, mas também alegrias e motivos de esperança.
Nas inúmeras entrevistas que concedeu ao Programa Brasileiro, Dom João detalhou algumas das dificuldades que necessitam ser superadas. São elas: como as ordens, congregações e institutos lidam com os bens e o dinheiro, a relação de obediência com o superior, a necessidade da formação permanente dos consagrados, a vida fraterna em comunidade, o relacionamento entre homem e mulher - entre o consagrado e a consagrada - e a crise vocacional. Aliás, no encontro que teve com os consagrados por ocasião do evento conclusivo deste Ano, realizado na segunda-feira passada, Francisco falou justamente destes desafios, sublinhando três aspectos: a profecia, a proximidade e a esperança. “A profecia é dizer às pessoas que existe um caminho de felicidade, grandeza, uma estrada que nos enche de alegria, que é o caminho de Jesus. “A vida consagrada deve conduzir à proximidade com as pessoas, proximidade física, espiritual, conhecer as pessoas”. E o primeiro próximo de um consagrado é precisamente seu irmão e irmã de comunidade. É na comunidade que se deve evitar “o terrorismo das fofocas”, a intriga cai como uma “bomba”, é fazer “guerra”, advertiu. 
Falando da esperança, o Papa citou a queda das vocações, e questionou: “Por que o ventre da vida consagrada se torna tão estéril?” A solução, afirmou, não é a inseminação artificial, mas a oração. E fez uma menção especial às mulheres, às consagradas: “O que seria da Igreja sem as freiras?”. De fato, as consagradas na Igreja são proporcionalmente 10 vezes mais que os consagrados. Mas o que fica então deste Ano dedicado à Vida Consagrada? Fica a consciência clara dos obstáculos a serem superados. O seu reconhecimento já é um caminho para solucioná-los. Agora é tempo de discernimento. E há pessoas aqui no Vaticano que estão trabalhando para isso.
Mas fica também o agradecimento a esses homens e mulheres de fronteira, a esses combatentes silenciosos que estão sempre na linha de frente nas periferias existenciais e geográficas, que dão a vida pelos outros. Nós aqui do Programa Brasileiro somos testemunhas deste trabalho, ao dar voz a esses incansáveis missionários.
Francisco aos consagrados recordou sua verdadeira missão: uma missão feita de cotidianidade, de trabalho diário, árduo, “de sujar as mãos”. O que conta, disse ele, é como viver esses dias: com esperança, fazendo memória do primeiro chamado, do amor com o qual foram escolhidos pelo Senhor, e, assim, semear o bem. “Continuar”, disse o Papa. “A espinha dorsal da vida consagrada é a oração. E assim envelhecer, mas envelhecer como o bom vinho!”
(Bianca Fraccalvieri)

segunda-feira, 28 de março de 2016

CELEBRAÇÃO DE PÁSCOA NO HOTEL PRAIA BONITA RESORT

Neste domingo de Páscoa, a Comunidade DISCÍPULOS DA NOVA ALIANÇA esteve representa da pelo seu Fundador, Edson e Ministro da da Eucaristia, celebrando o Domingo de Páscoa para os hospedes e funcionários.

Este é o segundo ano, que somos convidados a celebrar este momento tão sublime naquela empresa, o qual estamos firmando parceria para celebrarmos todos os meses.

Quantos irmãos Católicos vindos doas quatros cantos de nosso País e de mundo, vem a nossa cidade desfrutar das belezas naturais, e buscam vivenciar também da graça de Deus. 



O Praia Bonita Resort, tem proporcionado este momento para seus hospedes, levando a Graça do Ressuscitado ao coração deles, e nós estamos fazendo a nossa missão, evangelizar além fronteiras. 

I MUTIRÃO DA FRATERNIDADE

A Comunidade DISCÍPULOS DA NOVA ALIANÇA, junto a comunidade de Boágua, na Capela de São João Batista realizaram no dia 26 de março o I Mutirão da Fraternidade, com o Lema: "POR UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA".

Este foi um gesto concreto da Comunidade dentro da Campanha da Fraternidade que veio trabalhando sobre a questão ambiental.



Então nos mobilizamos para realizar este mutirão de limpeza na Lagoa de Boágua e ruas da comunidade, e tivemos uma boa participação dos devotos de São João Batista.



Neste mutirão recolhemos 56 sacos de lixo, que se encontravam espalhados por toda orla da lagoa e ruas, e recolhemos: Garrafas Pet e de Vidro, copos e pratos descartáveis, sacolas plásticas, embalagens de pipocas, etc...



Tivemos o apoio da MAC com a doação de sacolas para coleta de lixo, e também a do senhor Rafael que com sua carroça fez o recolhimento para um único local.


VAMOS CONTINUAR COM O MUTIRÃO, PRECISAMOS PRESERVAR A NOSSA LAGOA, NOSSA COMUNIDADE PARA QUE TENHAMOS UMA MELHOR QUALIDADE VIDA..

TRÍDUO SANTO

Mas um ano, e a Comunidade DISCÍPULOS DA NOVA ALIANÇA, realiza as celebrações do Tríduo Santo na Comunidade de Boágua.

Na Quinta Feira: Celebramos o Lava Pés e a Santa Ceia, os Fundadores da Comunidade, Edson e Francisca, Celebraram a Palavra de Deus.

Na Sexta Feira: Celebraram a Paixão do Senhor



No Sábado; a celebração da Vigília Pascal:



Com a graça de Deus estamos fazendo como o Senhor nos ensinou, "Ide fazei novos Discípulos", e assim estamos fazendo. Que Deus a cada dia nos dê força e coragem para seguir adiante na evangelização. 

VIA SACRA

No ultimo dia 22 de Março a Comunidade DISCÍPULOS DA NOVA ALIANÇA, realizou na Comunidade de Boágua, a Via-Sacra.


Este momento a muitos anos que não era vivido na comunidade, e estamos resgatando aos poucos, e a comunidade tem participado ativamente de todos os momentos de evangelização.

A Via-Sacra foi realizada por todas as ruas da comunidade, onde começamos às 19 hs e fomos até às 22 hs partilhando todos os momentos vividos por Jesus.


IX VIAGEM EM PEREGRINAÇÃO - Parte II

Nossa viagem em peregrinação segue pelo sertão de Pernambuco...
Chegamos a Garanhuns por volta das 17 hs, no sábado dia 19, dia de São José, e fomos recepcionados no Mael Plaza Hotel.

A noite saímos em passeio no Parque e alguns pontos da cidade.

Brincando de criança....

No domingo pela manhã degustamos de um delicioso café da manhã, servido no Hotel Mael Plaza.

Seguimos para a Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde assistimos a Santa Missa do domingo de Ramos, presidida pelo Pároco, Pe. Francisco de Assis. Este momento foi lindo demais, que nos enriqueceu ainda mais a nossa viagem.~



Após a benção final, seguimos viagem... e fomos visitar o Cristo Magano, que fica no ponto mais alto da cidade e esta a 1.030 metros do nível do mar, local lindo, onde temos uma visão panorâmica de toda a cidade de Garanhuns.

Saindo, seguimos para visitar o Parque Rubem Van Der Lin, este parque é um verdadeiro jardim Botânico, grande espécie de plantas e flores, aves e animais, lugar lindo para uma boa reflexão.


Seguimos caminhando para Catedral de Santo Antonio, onde visitamos e passamos pela Porta Santa. Esta na celebração Eucarística ao meio dia.

Agora hora do almoço...

Terminado o almoço fomos direto visitar o Relógio das flores...

E seguimos para o Santuário da Mãe Rainha, nosso ultimo ponto a ser visitado na cidade.

E tivemos uma boa viagem de retorno para nossas casas.

IX VIAGEM EM PEREGRINAÇÃO - Parte I

A Comunidade DISCÍPULOS DA NOVA ALIANÇA, realizou de 18 a 20 de Março a 9ª Viagem em Peregrinação no Estado de Pernambuco, onde visitamos as cidades de Pesqueira e Garanhuns.

Saímos de Nísia Floresta / RN às 22 hs do dia 18, e seguimos viagem chegando a Pesqueira / PE às 6 hs do dia 19, e fomos direto para a Vila de Cimbres em Pesqueira, onde passamos por uma bela serra com muito verde e vales, e chegando a Cimbres, paramos em frente a Matriz de Nossa Senhora das Montanhas, Igreja construída desde 1692, onde tomamos um belo café da manhã.



E fomos recepcionados pelo senhor Assis, que falou um pouco da historia loca. 

Após seguimos viagem para a Comunidade de Cajueiro, mais uma comunidade Indigêna onde deixamos o ônibus e uns peregrinos seguiram a pé para o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros de alternativo.

Chegada a a Comunidade Xucuru, tribo indigena, ou Sítio Guarda como também é conhecida a localidade, e fomos recebido pela senhora Lia, uma das moradoras da Comunidade e prima da Irmã Adélia, que quando criança junto com Maria da Conceição tiveram a visão por várias vezes de Nossa Senhora das Graças na serra ao lado do vale da comunidade. 



Lugar belo e maravilhoso, parte da obra prima de Deus, visitamos toda a localidade, e seguimos caminhada por aquele vale maravilhoso e chegamos no Santuário em cima daquela serra e onde esta encravada a Imagem de Nossa Senhora das Graças na pedra.


Residência onde nasceu e morou a Irmã Adélia

Retornando fomos direto para a cidade de Pesqueira, onde visitamos o Mirante das Graças, onde temos uma bela visão de toda a cidade.


Paramos para o almoço, no Hotel e Restaurante Renascença.

Após visitamos o Castelo de Pesqueira, a Catedral de Santa Águeda. 



E seguimos viagem para Garanhuns.