NOSSA MISSÃO É EVANGELIZAR

NOSSO CARISMA: "SER CANAL DA GRAÇA DO RESSUSCITADO JUNTO AS FAMÍLIAS"

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

FORMAÇÃO

FAMÍLIA:

Zélia e Luis Martin: a santidade de uma família comum

Alençon (RV) – Neste espaço dedicado à família desta quarta-feira, vamos até a Rue Saint-Blaise, em Alençon, noroeste da França, à casa aonde, em 2 de janeiro de 1873, nasceu Santa Teresa do Menino Jesus, filha de Zélie, uma bordadeira, e Louis Martin, relojoeiro.
Hoje, aquela casa é um Santuário e ali vivem as pequenas irmãs de Santa Teresa do Menino Jesus. Uma delas é a brasileira Jane Mara, que está nesta comunidade há 6 anos. 
Quem foram Zélia e Luis?
Desde pequenos, ambos desejavam entrar numa comunidade religiosa. Ele pediu para ser admitido entre os cônegos regulares de Santo Agostinho do hospício do Grande São Bernardo nos Alpes, mas não foi aceito porque não conhecia o latim. Também ela tentou entrar nas Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, mas compreendeu que não era a sua estrada.

Encontraram-se em 1858  e após poucos meses de noivado, casaram. Conduzem uma vida conjugal no seguimento do Evangelho, ritmada pela missa quotidiana, pela oração pessoal e comunitária, pela confissão frequente, pela participação na vida paroquial. Da união nascem nove filhos, quatro dos quais morrem prematuramente. Entre as cinco filhas que sobreviveram, está Teresa, a futura santa, que nasceu em 1873. Zélia morreu aos 45 anos de tumor no seio. Viveu a doença com firme esperança cristã até à morte em 1877.

Luís passou a se ocupar sozinho da família: a primogênita com 17 anos e a última, Teresa, 4 e meio. Transferiu-se então para Lisieux, onde morava o irmão de Zélia; as filhas receberam os cuidados da tia Celina. Entre os anos de 1882 e 1887 Luís acompanhou as três filhas ao carmelo. Luís adoeceu, ficou inválido e perdeu as faculdades mentais. Foi internado no sanatório de Caen e morreu em julho de 1894.

A beatificação do casal ocorreu em 19 de outubro de 2008, na Basílica de Lisieux (dedicada a Santa Teresinha), quando se celebrava o Dia Mundial das Missões (das quais a Santa das Rosas é padroeira).

Zélia e Luís são os primeiros pais de um santo a serem beatificados e o segundo casal a ser elevado à honra dos altares – o outro é formado por Luigi Beltrami Quatrocchi e Maria Corsini, beatificados em 2001 por João Paulo II. Sua canonização será em 18 de outubro às 10h, na Praça de São Pedro, no contexto do Sínodo da Família.  
O casal Martin viveu plenamente o sacramento do matrimônio, com total abertura à vida e aceitação de todos os sofrimentos e de todos os sacrifícios envolvidos nas suas obrigações temporais.

Irmã Jane recebeu a reportagem da RV e falou sobre a espiritualidade deste local, o significado do Santuário e da próxima canonização do casal Martin.
======================================
JUVENTUDE

Jovens consagrados, homens e mulheres da cultura do encontro

Cidade do Vaticano (RV) – Muitos consagrados brasileiros participaram dos eventos do encerramento do Ano da Vida Consagrada, no início de fevereiro.

Eles tiveram a oportunidade de encontrar o Papa mais de uma vez. Em uma Audiência na Sala Paulo VI, puderam ouvir Francisco deixar de lado o discurso pronto, falar daquilo que lhe vinha ao coração, para refletir sobre profecia da obediência, a proximidade e a esperança.
Na Basílica Vaticana, escutaram do Papa que os consagrados são “homens e mulheres de encontro”.  A Cultura do Encontro, que Francisco tem promovido desde o início do seu Pontificado contra Cultura do Descarte, se alicerça no Evangelho.

O jovem padre Wellington Silva, missionário redentorista, conversou com a Rádio Vaticano. Para ele, o Evangelho abarca a profecia e a esperança, tema que motivou o Ano da Vida Consagrada.
“Quem conhece o Evangelho reconhece a Jesus, busca ser profeta como Ele foi e passa a ser um semeador de esperança no coração das pessoas, em um mundo que se fecha às realidades do outro”, afirmou padre Wellington.  (RV)
afirmou padre Wellington.  (RV)

ESPIRITUALIDADE:

A confiança na Divina Misericórdia

Não devemos colocar a nossa confiança nas coisas passageiras




Uma das características fundamentais da devoção da Divina Misericórdia é a confiança. Sempre que falamos de confiança, e procuramos um símbolo, algo a quem podemos associar esta palavra, nos lembramos da criança, da sua atitude de lançar-se sem medo nos braços dos pais. É a mesma atitude que Deus espera de cada um de nós se queremos que Ele esteja sempre ao nosso lado. “Estarei sempre a teu lado se fores sempre como uma pequena criança e de nada tiveres medo, assim como fui aqui teu princípio, assim também serei teu fim. Não dependas das criaturas, ainda que seja na mínima coisa, porque isso não me agrada” (Diário de Santa Faustina, número 294).



Jesus promete estar sempre ao nosso lado se formos sempre como uma pequena criança e de nada tivermos medo, pois, assim como Ele foi o princípio da nossa vida, Ele também será seu fim.

Para que fique bem claro que não devemos colocar a nossa confiança e esperança nas coisas passageiras deste mundo, para que não venhamos a nos decepcionar e, desta forma, acusar a Deus de nos ter abandonado, Ele nos diz: “Não dependas das criaturas, ainda que seja na mínima coisa, porque isso não me agrada”. Não agrada a Jesus que dependamos das criaturas, ainda que seja nas mínimas coisas. E o Senhor conclui dizendo: “Quero ficar só Eu na tua alma” (D., número 295).

Jesus nos conhece perfeitamente e sabe que as nossas relações humanas estão, muitas vezes, viciadas, a ponto de até dependermos emocionalmente das pessoas. Ele quer nos libertar disso, pois a nossa felicidade está somente em sermos totalmente de Deus. Por isso, Cristo nos alerta sobre a necessidade de sermos como as crianças, despreocupadas e desapegadas em relação às pessoas. Se observarmos uma criança brincando, ela não quer saber de nada nem de ninguém a não ser de brincar. “A criança não se preocupa com o passado nem com o futuro, mas aproveita o momento presente” (D., n. 333). Elas nos ensinam concretamente a viver a palavra do Evangelho: “A cada dia basta suas próprias preocupações”.

Devemos aprender esta realidade: só é nosso o momento presente. O passado não está nas nossas mãos e não podemos corrigir os erros que cometemos, pois nos resta apenas colocar todo o nosso passado na Misericórdia de Deus. O futuro ainda não chegou. O futuro a Deus pertence. Devemos aproveitar o momento presente. Quem vive no (e para o) momento presente vive com uma confiança absoluta de que Deus não nos deixa faltar nada, pois Ele cuida de cada pequeno detalhe de nossa vida.
Esta é a verdade que eu devo assumir na minha vida. Deus cuida de mim, da minha parte quer somente que n'Ele confie.

'Causa-Me prazer as almas que recorrem à Minha misericórdia. A estas almas concedo graças que excedem os seus pedidos'. (D., n. 1146).
Padre Antônio de Aguiar Pereira
Palotino da Paróquia da Divina Misericórdia RJ
=============================

AFETIVIDADE:


O sexo no plano de Deus

Ninguém é feliz se não aceita a vontade do Senhor


Vamos refletir um pouco sobre o sentido do sexo no plano de Deus, na nossa vida. Deus e a Igreja olham para o sexo como algo muito importante. Deus Pai quis que existissem dois sexos, então cada um de nós é parte daquilo que é o seu sexo. O sexo não é apenas um ingrediente da sua pessoa, é a sua pessoa. Deus quis que o casal fosse assim feliz: "Sereis uma só carne".

O livro do Gênesis diz que o Altíssimo os criou homem e mulher e disse: "Crescei-vos, multiplicai-vos e enchei a terra". E dessa forma toda a riqueza do sexo masculino enriquece o sexo feminino e vice-versa. O sexo vai muito além do físico, ele faz parte do intelecto, do coração, por isso é muito importante que nós amemos o nosso sexo: se Deus me fez homem eu devo gostar de mim como homem. É importante que queiramos ser o que Deus quer. Ninguém é feliz se não aceita o plano, a vontade do Senhor.

Qual o sentido do sexo no plano de Deus? O sentido unitivo e procriativo. Em relação ao procriativo vemos que Ele disse: "Crescei, multiplicai, enchei a terra". O Todo-poderoso quer que você gere o seu filho e não quer que nenhum filho venha a este mundo de outro jeito que não seja por intermédio da relação do pai e da mãe no ato de gerar essa criança - gerada no calor de amor de seu pai e sua mãe.

Deus não quer sexo sem vida e não quer vida sem sexo, ou seja, vida gerada por fertilização, entre outros. A coisa mais bonita que podemos fazer neste mundo é sermos pais e mães: um dia os navios vão parar de navegar, as estrelas vão parar de brilhar, mas os nossos filhos nunca vão passar, pois são a imagem e semelhança de Deus. O casal é a fonte da vida por meio da vida sexual. Então, aí vocês já percebem a alta dignidade do sexo.

A segunda dimensão [do sexo no plano de Deus] é a da unidade do casal. Deus disse: "Vocês serão uma só carne" - carne, na Bíblia, quer dizer natureza humana e esta união se dá também no plano físico. Então o ato sexual é a celebração mais profunda do amor conjugal, o ápice - "o meu corpo é da minha mulher, pois fiz uma aliança com ela". Mas Deus Pai deixa bem claro: o sexo é no casamento.

O sexo no lugar certo, no plano de Deus, na família, no casal é uma maravilha, mas, fora do casamento é uma desgraça. É preciso que os jovens entendam por que a Igreja diz que o sexo é só no casamento: é porque esta Mãe os ama muito. Veja quantas doenças venéreas estão espalhadas pelo mundo. Hoje os Estados Unidos e a Inglaterra estão incentivando seus jovens à abstinência sexual, para que não vivam o sexo fora do casamento. Por que isso? Porque ninguém é mais sábio, melhor do que Deus: se o Senhor propõe para nós uma lei é porque Ele é bom para nós.

O sexo é para ser vivido no casamento - fora dele você tem tragédia: doenças venéreas, gravidez fora de hora, entre outros. Mas a Igreja diz para você: "Viva a Lei de Deus. Você vai ser feliz!"

Foto Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário