NOSSA MISSÃO É EVANGELIZAR

NOSSO CARISMA: "SER CANAL DA GRAÇA DO RESSUSCITADO JUNTO AS FAMÍLIAS"

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

HISTÓRICO DA FUNDAÇÃO

A COMUNIDADE DISCÍPULOS DA NOVA ALIANÇA, nasceu do desejo de Deus, quando em 1998, pela ação do Espírito Santo, o Padre João Batista Chaves da Rocha, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Ó, teve a inspiração de realizar um Seminário para casais de Vida no Espírito Santo, e não hesitou, levou adiante o projeto, e de imediato convidou a Comunidade Católica de Casais Vida Nova, para a realização do Seminário, e com data marcada, passou a visitar às família da Paróquia convidando os casais para participarem do Seminário, e deste convite formou um grupo com 31 casais que participaram do Seminário, que foi realizado nos dias 26, 27 e 28 de Junho de 1998. Formando o Grupo de Casais Magnificat, com o Carisma da Renovação Carismática Católica. Éramos acompanhados espiritualmente pelo Casal Holanda e Nazide, e um ponto fundamental da nossa caminhada aconteceu, logo no inicio, em um dos encontros que foi realizado no Auditório da Secretária de Educação, quando em um momento de reflexão e oração, todos se encontravam de olhos fechados e em um momento muito importante, veio por inspiração do Espírito Santo, que usou uma criança com onze anos de idade, Jussara Marques, quando no momento olhando pela janela do local, olhando para fora, era noite, via um pássaro em forma de pomba, voando, subindo e descendo, e logo entra no local onde estávamos reunidos, sobrevoando sobre todos, onde partes do pássaro se desprendia, como bico, asas, e ela sentia duas forças, onde uma queria destruir a outra, e o pássaro retorna, saindo do local, e neste momento ela ouvia uma voz, falando profundamente ao seu coração, mostrando a ela o nosso Carisma, a voz que se repetiu por diversas vezes, que dizia: PAI VAI A FRENTE DAS FAMÍLIAS DEFENDENDO-AS DAS MALDADES. E este foi o grande sinal na época, e que hoje a Comunidade vive esta realidade, que foi o chamado para viver o Discipulado.

A caminhada continuou, com os encontros semanais, as formações que a Comunidade Vida Nova nos dava, e neste mesmo ano participamos do X Congresso Face de Cristo em Fortaleza – CE, e, este Congresso deu um grande impulso no fortalecimento do Grupo, que desde então já estava inserido nas atividades da Paróquia. E, em 1999, acontece o II Seminário para Casais, no mês de Maio, com 33 casais, este Seminário foi ministrado pela Comunidade Vida Nova com a participação do Grupo de Casais Magnificat, formando assim o Grupo de Casais Novo Pentecostes, os dois Grupos passaram a caminhar, e os membros passaram a se integrar nas Pastorais e Comunidades da Paróquia, e no ano de 2000, fomos convidados para realizar um Assembléia para casais na cidade de Montanhas / RN, e os Grupos passaram a orar mais e se aprofundar e se formar, para que a obra que nos foi confiada se realiza-se, e aconteceu, foi um ponto importante para a caminhada dos Grupos.

Em 2001, acontece o III Seminário para Casais, com a participação de 48 casais, formando o Grupo de Casais Betânia, este seminário foi realizado, pelos Grupos de Casais da Paróquia, ministrado pela Comunidade de Casais Vida Nova. Durante estes três anos de caminhada houve bastante formação, era dada pelos Padres convidados como também a Comunidade Vida Nova, que sempre foi participativa conosco. E, a Paróquia passou a ter três Grupos de Casais, que contribuíam bastante com a caminhada. E no inicio de 2002, o Padre João Batista, fez uma reunião com os Coordenadores dos três Grupos, e sugeriu a realização de um Seminário para Casais na Comunidade de Timbó, e gostaria que os Grupos se unissem e realizassem, nos apoiou para a realização. E já com data marcada, para o mês de Maio, buscamos nos aprofundar muito nos temas, e de tudo o que precisava acontecer para a realização do Seminário. E a base de tudo foi à oração, o dialogo e a unidade, este foi o segundo trabalho realizado em conjunto, os Grupos de Casais se uniram para esta nova empreitada.

Aproxima-se, os dias, e tudo preparado conforme o Senhor determinou, fomos realizar a obra que o Senhor nos tinha confiado. Este Seminário foi realizado com 22 casais, e o Grupo foi Batizado, de Grupo de Casais Santa Paulina, este foi um ponto importante para a caminhada, nesta época estava havendo uma grande dissidência de membros, em todos os Grupos, e este Seminário já foi um chamado de Deus para a unificação dos Grupos, mais até então, não tínhamos compreendido. E após, o Seminário de 2002, nos reunimos com o Padre João Batista, e o dialogo foi para a realização do I Congresso da Família, o qual ele aceitou, e nós sabendo que era um grande desafio, enfrentamos, e no momento foi marcado a data para o mês de Maio de 2003. E corremos a trás de Palestrante, faltava muito tempo ainda, mas precisaríamos ir nos organizando, o qual tivemos o apoio da Comunidade Vida Nova, que contribuiu bastante, como também nos encorajou, e nos apresentou o Nome de Padre Jorge Hermes. E em um encontro em Natal para casais, fomos participar e levamos uma carta convite do Padre João Batista para Padre Jorge Hermes, que aceitou de imediato o convite, era mês de Setembro de 2002, e o Congresso era em Maio de 2003, e este foi outro Sinal do Senhor sobre a Nova Aliança. Pois, os Grupos se reuniram mais uma vez para realizar o Congresso da Família que foi um marco em nossa Historia. Que teve o tema: “Famílias: Vinde a mim”. (Mt 11, 28).

Chega o ano de 2003, e tudo se encaminhando para a realização do Congresso. É anunciado que o Padre João Batista iria ser transferido da Paróquia, já com data marcada para o dia 29 de Março de 2003. Foi um momento muito difícil, para nós, mas não nos deixamos abater, pois o Padre João nos deu bastante força, para irmos adiante. E chegou Padre Inácio Henrique, no dia 30 de março de 2003. Padre novo, com apenas dois anos de Sacerdócio. Chegou com todo gás, mas tinha um pé atrás com o sentido, Renovação Carismática. E se aproxima o Congresso, e com muito diálogo o Pároco, realizamos com a graça de Deus, e este foi o ponta pé inicial para a unificação dos Grupos. Assim que passou o Congresso, os Grupos cada um com suas dificuldades e poucos membros, uma semana depois, reuniu-se os Coordenadores dos Grupos, e decidiram fazer um retiro, com os três Grupos juntos, mas que antes os ministérios de intercessão dos Grupos iriam se unir e rezar pela causa e situação que estava se passando. E já com o retiro marcado para o mês de Julho, e a intercessão rezando pela causa, o Senhor revelou para algumas pessoas o sentido da Nova Aliança, que era a união dos Grupos, foi quando Senhor deu a Sua Palavra, em Jeremias 31, 31-34, que fala da nova aliança. Aliança com as casas de Israel e de Judá.

Chega a semana do retiro, e muitas tribulações acontecendo, muitas dificuldades, mas ainda existia o sinal da esperança em cada coração daqueles que estavam caminhando, e realizou-se o Retiro, no Oásis da Divina Providencia, na lagoa do Bonfim, durante um final de semana, onde foi dialogado toda a situação da caminhada. E neste retiro trabalhou-se vários temas, muita oração, e o Senhor mais uma vez falou da Nova Aliança, e assim, já no domingo, o dialogo foi entorno da Nova Aliança, onde todos concordaram, formando assim o Grupo de Casais Nova Aliança, onde já foi escolhido o casal coordenador, vice-coordenador, tesoureiro e secretário. E retornamos no domingo a tarde, e a noite neste mesmo domingo, fomos para a Santa Missa na Matriz, foi repassado para o Padre Inácio o conteúdo do retiro, o qual aprovou, e assim fomos caminhando, e neste mesmo ano realizou-se mais um Seminário, não formando mas outros grupos, mas unindo-se ao Grupo Nova Aliança.

2004 e 2005 foram dois anos, muito difícil para a caminhada, quanta dificuldade e dissidência, pareciam que as coisas tinham tomado outro rumo, não estava havendo muito estimulo dos membros, era momento angustiante, muitos não queriam compreender a situação, mas o que estava faltando muito era a oração, pois o diálogo ao Pai, que fez a Nova Aliança, não estava acontecendo como era para acontecer. A perseverança foi outro ponto difícil, a doação. Mas a obra não era do homem e sim de Deus, que “fez todas as coisas”, para o homem cuidar. E fez um novo chamado, uma convocação e no final de 2005, o Grupo tomou um novo impulso, os irmão passaram a ter mais unidade e perseverança, e obra tomou um novo rumo, e foi marcado logo para o inicio de 2006 o Rebanhão do Meu Senhor, onde foi feito visita aos casais afastados e convidando-os a participar do Rebanhão, e este foi um momento importante, para a Nova Aliança, por que a chama do Espírito Santo reacendeu, e passamos a colocar mas combustível com as nossas orações. Nós sabíamos da responsabilidade que nos foi confiada e precisaríamos vigiar mais, estar de prontidão mais com bastante atenção, e foi o que fizemos e estamos fazendo até hoje.

E ainda, neste mesmo ano de 2006, precisamente no mês de Novembro o Senhor revelou ao Ministério de Intercessão por vários momentos que se encontravam diante do Santíssimo, em adoração, sobre a fundação da Comunidade. E passamos a nos aprofundar mais no assunto, e sempre o Senhor querendo uma resposta. E buscamos dialogar muito com varias pessoas que vivem o Carisma da RCC e vivem em Comunidade de Aliança, mas a oração foi e, é à base de tudo. E em 2007, no mês de Novembro, realizamos um retiro com um grupo formado por pessoas mais esclarecidas sobre o assunto comunidade, na comunidade de Timbó, para estudarmos o assunto, e lá o Senhor falou profundamente o qual em discernimento falou do “fim da primeira Missão” (Atos 14, 21-28) e a “Fundação da Comunidade” (Atos 11, 19-26). E diante, destes versículos, foi discernido que a Comunidade passaria a se chamar “DISCÍPULOS DA NOVA ALIANÇA”, e o casal coordenador do Grupo de Casais Nova Aliança, Edson e Francisca, foram confirmados como casal Fundador da Obra, que aceitaram a missão. Então passamos quase um ano, sempre em oração e trabalhando o que é ser “Discípulo da Nova Aliança”, através de Documentos da Igreja, o Concílio Vaticano II, o Documento de Aparecida, e outros.

E no dia 28 de Junho de 2008, o Grupo de Casais Nova Aliança, estava fazendo 10 anos de caminhada, e neste dia foi celebrada a Missa em Ação de Graças, onde apresentamos os 10 anos de caminhada, através de um relato como prestação de contas, e logo após, foi pedido pelo Casal Coordenador do Grupo de Casais, Edson de Santana e sua esposa Francisca Mendes da Silva Santana, ao Padre Inácio Henrique de Araújo Teixeira, o seu apoio à fundação da Comunidade Católica Discípulos da Nova Aliança, o qual não hesitou do seu apoio, como também passou a olhar mais o nosso trabalho, que desenvolvemos junto às famílias de nossa Paróquia. No mais caminhamos junto com Maria, o Espírito Santo e a Igreja.

E, chegou um momento muito importante, em Maio de 2009, na realização do II Congresso da Família, que foi realizado novamente com Padre Jorge Hermes, e Padre Inácio Henrique Disse: “A seis anos na minha chegada à Paróquia de Nossa Senhora do Ó, aconteceu o I Congresso da Família com Padre Jorge Hermes e seis anos depois, na realização do II Congresso da Família, novamente vem Padre Jorge Hermes como palestrante, e completou, tem algo muito importante nesta história”, com certeza, pois o Padre Inácio no encerramento do Congresso, anunciou a fundação da Comunidade Católica Discípulos da Nova Aliança. Como também foi profetizado pelo Padre Jorge Hermes no Programa à Hora da Família. Foi assim o nascimento da Comunidade, com muita luta, mas a oração foi à base de tudo. E no dia 27 de junho de 2009, aconteceu a realidade, com a Missa em Ação de Graças pelos 11 anos de caminhada do Grupo e a Fundação da Comunidade, que nasceu já com mudanças de Níveis de seus Membros como também a Consagração de cinco membros, o Casal Fundador, a formadora e mais um Casal. Neste mesmo dia a Comunidade foi Consagrada a Sagrada Família, pela imposição das mãos do Padre Inácio Henrique, nosso Pároco e Padre Dalmário Barbalho, Assistente Eclesiástico das Novas Comunidades, que concelebrou. E estamos fazendo o que o Senhor nos determinou, levando a Boa Nova a toda a criatura, e caminhando sempre com a Intercessão dos nossos Baluartes, São Francisco de Assis e Santa Terezinha do Menino Jesus, e dentro da nossa formação tudo se fará, na responsabilidade de restaurar as famílias e jovens para que encontre o caminho que os levam a santidade, a exemplo dos nossos Baluartes, como também os que dela participam a cada dia sejam alimentados e fortalecidos para que possam testemunhar a sua vida.

Durante os onze anos de caminhada, pelos anseios do desejo de Deus, que foi inflamando os corações que por Ele foram chamados, para viverem o caminho da santidade, em um mundo que banalizado tanto o Sacramento dão Matrimônio, O Pai quis contribuir com as famílias dando a elas um novo sentido na conjugal, para que lês pudessem dar um verdadeiro testemunho, como um sinal visível como uma verdadeira Igreja Doméstica, e nisto consiste que a te esta data foram realizados oito Seminários de Vida no Espírito Santo para casais, com um total de 238 casais que desejaram passar por esta experiência de vida. Muitos não caminham na Comunidade mas buscaram nesta oportunidade agir de uma forma diferente, pelo comportamento e seu modo de viver, voltando a uma realidade visível e concreta deixando que a semente que foi plantada em seus corações fosse germinada dando uma nova forma de ser e viver a Igreja de Jesus, pela graça do Espírito Santo.

O Padre Inácio Henrique, tem sido muito importante para a Caminhada da Comunidade, Comunidade que esta sobre seus cuidados, ele é um Pai, para nós, sempre nos aconselha, como também orienta em tudo. A comunidade é muito grata a ele por este apoio. E assim estamos juntos com ele e a Igreja na Evangelização, levando a Boa Noticia aos mais necessitados, sabendo que Jesus Cristo estará conosco todos os dias até o fim. O SIM de Padre Inácio Henrique, foi o reconhecimento da Paróquia de Nossa Senhora do Ó e da Igreja pelo trabalho já realizado, e este sim fez com que nos encorajássemos para seguirmos a diante, e a força que recebemos dele, veio nos impulsionar de uma forma tão bela, que a fraternidade nos faz sentir o revigoramento da chama da Graça de Deus, pelo poder do Espírito Santo, reacendendo os corações de cada um que faz a Comunidade. Por isso, digo, o SIM de Padre Inácio Henrique nos fez chegar até aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário