CAMPANHA DA FRATERNIDADE HÁ 50 ANOS PROMOVENDO SOLIDARIEDADE
TEMA: FRATERNIDADE E JUVENTUDE
Lema: "EIS-ME AQUI, ENVIA-ME" (Is 6, 8)
Pequeno Histórico da CF:
A Campanha da Fraternidade deste ano terá a sua abertura Oficial dia 14 de Fevereiro na Arquidiocese de Natal, na Paróquia de Nossa Senhora do Ó, comunidade de Timbó, que no ano de 1963 teve esta grande experiência junto as Religiosas da Congregação Missionária de Jesus Crucificado. Elas realizaram, a luz do Concílio Vaticano II, esta experiência ao constatar a péssima condição de vida do povo e a necessidade de uma ação mais eletiva de solidariedade, criaram a Marcha da Solidariedade, caminhada a pé passando de casa em casa recolhendo doações.
Esta caminhada usava de todos os recursos disponíveis, como: caro de som, faixas, cartazes, etc... e todos os meios de locomoção e acontecia na semana que precedia o Domingo de Ramos. Nesta caminhada arrecadavam todos os tipos de doações, como: roupas, utensílios domésticos, alimentos, remédios, e principalmente produtos da agricultura local, como: côco, mandioca, banana, abobora, etc. Alguns produtos eram distribuídos diretamente e outros comercializados nas feiras livres da região e com os recursos angariados, eram comprados objetos que respondiam as necessidades da população, como: alimentos, redes, roupas, penelas. As Irmãs distribuía tudo as pessoas carentes.
A comunidade que mais participou desta atividade em Nísia Floresta foi a comunidade de Timbó, distante oito quilômetros do centro da cidade, esta comunidade é uma referência para a CNBB que enviou o Padre Jose Adalberto Vanzella, para visitar a Cidade de Nísia Floresta e a Comunidade onde nasceu este gesto solidário, e na sua visita a Timbó presidiu a Celebração Eucarística e fez uma reunião com os moradores que narraram fatos do início da Campanha da Fraternidade como também pediram explicações sobre a situação atual da referida campanha.
Dom Eugênio de Araújo Sales, foi o grande responsável pela existência da Campanha da Fraternidade. A criação da Campanha no RN, não foi um ato isolado na vida de Dom Eugênio, mesmo que este ato foi um avanço num processo que ele vinha desenvolvendo.
Hoje a Paróquia de Nossa Senhora do Ó, que é administrada por Padre Fabio Pinheiro Bezerra esta preparando uma grande festa para celebrar este 50 anos de historia confirmando este gesto que tem sido pioneiro tanto na evangelização com solidário, e este é um reconhecimento que deve ser preservado, vivido, redescoberto, como uma luta por viver em tudo a dimensão solidaria e ao mesmo tempo fraterna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário