A Paróquia de NOSSA SENHORA DO Ó, em Nísia Floresta - RN, celebra o Tríduo Santo, como de costume, que já vem na tradição da Paróquia.
Na Quarta Feira é celebrado o Ofício das trevas:
A Paróquia de Nossa Senhora do Ó, em Nísia Floresta, realizou a procissão do fogaréu e o ofício de trevas, na noite de quarta-feira, dia 16. A caminhada relembra o momento em que Jesus Cristo é entregue aos soldados romanos e é levado preso. O ato teve início em frente ao ginásio poliesportivo Agripino Marques de Carvalho e percorreu ruas do Conjunto Clóvis de Carvalho, no Centro da cidade.
Já na igreja matriz de Nossa Senhora do Ó, foi recitado o ofício de trevas, onde se medita sobre o sofrimento do Filho de Deus. As orações são feitas com as luzes do templo apagadas. No altar, as velas são apagadas a cada parte do ofício que é finalizada. Os ritos são seculares na Igreja, mas em Nísia Floresta, é uma celebração que foi instituída recentemente.
Na Quinta Feira:
A missa da ceia do Senhor foi celebrada no final da tarde de quinta-feira, dia 17 de abril, na igreja matriz de Nossa Senhora do Ó. O momento, que relembra a instituição da Eucaristia por parte de Jesus Cristo ao realizar o banquete com os apóstolos, foi acompanhando pelos fiéis católicos da cidade de Nísia Floresta. A celebração da início ao Tríduo Sagrado da passagem da morte para a vida gloriosa do Ressuscitado.
A celebração eucarística também faz memória ao ato de humildade feito por Jesus, quando lavou os pés dos discípulos, mostrando que, apesar de ser Rei, veio ao mundo para servir e libertar.
A missa foi presidida pelo Padre Ajosenildo Nunes, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Ó.Na Sexta Feira:
Os féis católicos participaram em bom número da celebração da Paixão do Senhor e da procissão com a imagem de Jesus Morto, ambas realizadas na tarde desta sexta-feira, dia 18. A solenidade, presidida pelo Padre Ajosenildo Nunes, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Ó, no município de Nísia Floresta, é um dos momentos mais tradicionais e participados da Semana Santa na cidade.
Dentro da Liturgia, destaca-se a prostração silenciosa do sacerdote, no início da celebração; a narrativa da Paixão de Jesus Cristo segundo São João; o beijo na Cruz, símbolo de redenção; o momento da Comunhão Eucarística, e a encenação da crucificação de Cristo, ainda no interior da igreja matriz, após a celebração.
Sábado: Vigília Pascal:
No último dia 19 a Paróquia de Nossa do Ó, em Nísia Floresta, realizou a Vigília Pascal na igreja matriz. A celebração contou com a liturgia da luz – que consiste na bênção do fogo, na preparação do círio e na proclamação do louvor pascal; liturgia da Palavra - propõe sete leituras do Antigo Testamento, que recordam as maravilhas de Deus na história da salvação e duas do Novo Testamento; liturgia eucarística - momento culminante da Vigília, qual sacramento pleno da Páscoa, isto é, a memória do sacrifício da Cruz, e a liturgia batismal que também é parte integrante da celebração.
Após a missa, presidida pela Padre Ajosenildo Nunes, pároco local, que terminou no início da madrugada do domingo, dia 20, houve a procissão com imagem de Jesus Ressuscitado, por algumas ruas do Centro da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário