NOSSA MISSÃO É EVANGELIZAR

NOSSO CARISMA: "SER CANAL DA GRAÇA DO RESSUSCITADO JUNTO AS FAMÍLIAS"

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

ENCONTRO COM AS FAMÍLIA

No dia 28 de setembro, a Comunidade Discípulos da Nova Aliança esteve presente, na Comunidade de Piquiri em Canguaretama - RN, junto ao Grupo de Oração Família Missionária, para um momento de formação e louvor a Deus. O Fundador da Comunidade foi a convite do casal Gilvan e Gorete, coordenadores do Grupo.

O fundador falo sobre o tema: VALORES QUE PERMANECE NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS. Foi uma noite maravilhosa e de muitas graças derramadas, com muitas orações e cânticos, foi muito lindo.

Veja integra da Palestra:
Texto Base: Tobias 4, 1-15 – Conselhos ao Jovem Tobias

- Meus amados, todos nós observamos as mudanças e diferenças, nos dias de hoje, na educação que recebemos de nosso pais.

Principalmente no que se refere a liberdade e regras que norteiam a educação da família

- Mas que diante desta experiência permanece viva e atualíssima a pratica dos valores humanos, no respeito mútuo, pelos valores da fé.

- Mas Hoje, diante da situação imposta pelas leis, o respeito as praticas, as normas, crenças e atitudes são vistas como desatualizadas e sem utilidade, onde muitos fogem da realidade de um vida espiritual alicerçada na fé.

- Embora no meio das dificuldades da obra educativa, muitas vezes agravada, os pais devem, com confiança e coragem, formar os filhos para os valores essenciais da vida humana.

Reflexão: Eclo. 3, 2-3 – Ouvi, meus filhos, os conselhos de vosso pai, segui-os de tal modo que sejais salvos.
            Pois Deus quis honrar os pais pelos filhos, e cuidadosamente fortaleceu a autoridade da mãe sobre eles.

 – A afetividade também se modificou, caracterizada antes por sentimentos fortes, por normas severas, desloca-se para a expressão livre, e em muitos casos sem referência.

 – Observamos igualmente que a exigência e a disciplina, fator número um da educação, que visava levar a pessoa a uma hierarquia de obrigações morais para com a família e a sociedade, deixar aos poucos de existir, dando lugar de destaque ao indivíduo e às buscas individuais.

 – As regras e as normas que tinham consistência para estabelecer o certo e o errado de maneira geral e imutável, caminhou gradativamente para a ausência de constância no que é permitido e no que é proibido, tanto na família como na sociedade.

Reflexão: Efésios 6, 1. 4 – Filhos obedecei a vosso pais segundo o Senhor; por isto é justo.
            Pais, não exaspereis vossos filhos, pelo contrario, criai-os na educação e doutrina do Senhor.

– A participação do pai como figura de autoridade na família, aliada do cotidiano doméstico, faz dele o amigo, próximo dos filhos, atuante dentro da rotina da casa. O pai assume mais afetivamente e efetivamente as atividades domésticas.

Lucas, 2, 41-52 – Jesus aos doze anos.


Gálatas 5, 13-26 – Não abusar da liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário