NOSSA MISSÃO É EVANGELIZAR

NOSSO CARISMA: "SER CANAL DA GRAÇA DO RESSUSCITADO JUNTO AS FAMÍLIAS"

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

DOM MATIAS FALA SOBRE OS 8  ANOS DE PASTOREIO NA ARQUIDIOCESE DE NATAL

"De minha parte, digo como São Paulo: 'Combati o bom combate, terminei minha carreira, guardei a fé'. Sou feliz". Esta afirmação é do Administrador Apostólico da Arquidiocese de Natal, DOM MATIAS PATRÍCIO DE MACÊDO, ao fazer uam retrospectiva sobre os oito anos de pastoreio, na Arquidiocese de Natal.

Ele assumiu a Arquidiocese, como o quinto Arcebispo, no dia 25 de Janeiro de 2004. "Na homilia, eu me coloquei como um servidor, por que a maior dignidade de um Bispo é a sua capacidade de servir", Recorda Dom Matias.

Ele fala sobre coincidencias que ocorreram em sua vida. "Fui ordenado Bispo, em 1990, no domingo das missões. A providência colocou em mim esta  dimensão natural da Igreja, que é ser missionária. Providencialmente, encontrei em Natal um campo propicio para que a missão fosse uma marca resgistrada em minha vida".

DOM MATIAS FAZ AGRADECIMENTO:

Muito Obrigado!

Irmãos e Irmãs:
No próximo dia 26 dde fevereiro estarei passando o Cajado Pastoral para o meu irmão e amigo, DOM JAIME VIEIRA ROCHA, que conduzirá, pastoral e administrativamente, os destinos desta nossa  querida Arquidiocese. Agora, quero me despedir de vocês, como fiz  no dia 16 passado, mas o que eu quero, mesmo, é agradecer, pois, além de eu ser um homem feliz e realizado, também sou agradecido e reconhecido. Por isso, com o salmista, digo: "Quero te dar graças, Senhor, de todo o coração , proclamar todas as tuas maravilhas, alegrar-me e exultar em ti, cantar salmos ao teu nome, Ò Altíssimo" (Sl 9, 2-3). Foram tantas as maravilhas que o Senhor fez em mim através dos acontecimentos e, sobretudo, das pessoas, que não posso calar.

Obrigado, Senhor, pelo dom d a vida, do Batismo, da Consagração e Unção Sacerdotal. "Sou o que sou pela graça de Deus". Fiz o que fiz porque Vós me fortalecestes. sou consciete daquilo que revelastes: "Sem mim nada podeis fazer". Que eu saiba buscar, antes de tudo, o vosso Reino que tudo mas me virá em acréscimo. Que eu saiba conhecer a vossa ação naquelas pessoas que me ajudaram no exercicio do ministério e do meu existir.

Sim, sou grato a você que por mim rezava em todas as missas (pelo nosso Bispo) e continua a particularmente rezar. Não posso me esquece dos que comigo assumiram corresponsavelmente a missão evangelizadora. Os primeiros a que agradeço são os queridos irmãso Padres que fazem a Pastoral acontecer nas comunidades pelas quais são responsáveis ou que atuam em funções que dão suporte para o bom funcionamento da ação evangelizadora ou viabilizam o esforço de uma verdadeira conversão Pastoral: passar de uma pastoral de conservação para uma verdadeira ação ou pastoral missionária. Incluo, aqui, os Diáconos e Religiosas e os que fazem parte das Comunidades de Vida e Aliança.

Agradeço aos Vigários Gerais, ao Chanceler, ao Vigário Episcopal, aos Secretários, aos Membros do Conselho presbiteral  e Colégio de Consultores. Estes, mais de perto, me deram apoio e espaço de reflexão para as tomadas de decisão. Sem eles, eu teria acertado pouco. Neles, me s entia apoiado nas decisões a tomar que nem sempre são fáceis.  Sou-lhes muito agradecido. Que Deus os recopense e abençoe, sempre.

Agradeço a todos os auxiliares que atuam nos vários setores da Arquidiocese: Pascom, Economato, Contabilidade, Pessoal, Tesouraria, patrimônio, Copa, Vigilância, Limpeza, Departamento Jurídico, Recepção, Câmara Eclesiática, Coordenação de Pastoral em todas as suas dimensões, Aquivo, Social, Familiar e Juventude, bem como aos Serviços e Movimentos.

Quero tambem dizer um muito obrigado às Irmãs do Amor Divino que me acompanharam em toda a minha trajetória em Cajazeiras, Campina Grande e aqui em Natal. Que esta disposição de sevir a a Igreja e aos seus Pastores permaneça com a Graça de Deus, a vocês.

Agradeço, também, a todo povo de Deus que sempre me acolheu com muita atenção e, generosamente, contribuiu para a manutenção das atividades pastorais e administrativas, a través da Pastoral do Dízimo, das campanhas específicas, tais como: A campanha para o Seninário  (da Cosern), os Amigos da Rural, do JUvino Barreto (Caern), aos colaboradores e patrocinadores dos eventos que aconteceram neste periodo. Detro, deste contexto agradeço aos que fazem parte do Conselho de Assuntos Econômicos e Adinistrativo, bem como os que integram o Conselho Pastoral. Por fim, meu muito obrigado aos Poderes Publicos: Federal, Estadual e Municipal; e aos meios de comunicação: Rádios, Tevês, jornais, sites, blogs, e midias sociais que, de certa forma,  fizeram ecoar  na sociedade as açõe e eventos da Arquidiocese.

QUE DEUS OS ABENÇOE, AGORA E SEMPRE.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário