NOSSA MISSÃO É EVANGELIZAR

NOSSO CARISMA: "SER CANAL DA GRAÇA DO RESSUSCITADO JUNTO AS FAMÍLIAS"

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

DOM MATIAS FALA SOBRE OS 8  ANOS DE PASTOREIO NA ARQUIDIOCESE DE NATAL

"De minha parte, digo como São Paulo: 'Combati o bom combate, terminei minha carreira, guardei a fé'. Sou feliz". Esta afirmação é do Administrador Apostólico da Arquidiocese de Natal, DOM MATIAS PATRÍCIO DE MACÊDO, ao fazer uam retrospectiva sobre os oito anos de pastoreio, na Arquidiocese de Natal.

Ele assumiu a Arquidiocese, como o quinto Arcebispo, no dia 25 de Janeiro de 2004. "Na homilia, eu me coloquei como um servidor, por que a maior dignidade de um Bispo é a sua capacidade de servir", Recorda Dom Matias.

Ele fala sobre coincidencias que ocorreram em sua vida. "Fui ordenado Bispo, em 1990, no domingo das missões. A providência colocou em mim esta  dimensão natural da Igreja, que é ser missionária. Providencialmente, encontrei em Natal um campo propicio para que a missão fosse uma marca resgistrada em minha vida".

DOM MATIAS FAZ AGRADECIMENTO:

Muito Obrigado!

Irmãos e Irmãs:
No próximo dia 26 dde fevereiro estarei passando o Cajado Pastoral para o meu irmão e amigo, DOM JAIME VIEIRA ROCHA, que conduzirá, pastoral e administrativamente, os destinos desta nossa  querida Arquidiocese. Agora, quero me despedir de vocês, como fiz  no dia 16 passado, mas o que eu quero, mesmo, é agradecer, pois, além de eu ser um homem feliz e realizado, também sou agradecido e reconhecido. Por isso, com o salmista, digo: "Quero te dar graças, Senhor, de todo o coração , proclamar todas as tuas maravilhas, alegrar-me e exultar em ti, cantar salmos ao teu nome, Ò Altíssimo" (Sl 9, 2-3). Foram tantas as maravilhas que o Senhor fez em mim através dos acontecimentos e, sobretudo, das pessoas, que não posso calar.

Obrigado, Senhor, pelo dom d a vida, do Batismo, da Consagração e Unção Sacerdotal. "Sou o que sou pela graça de Deus". Fiz o que fiz porque Vós me fortalecestes. sou consciete daquilo que revelastes: "Sem mim nada podeis fazer". Que eu saiba buscar, antes de tudo, o vosso Reino que tudo mas me virá em acréscimo. Que eu saiba conhecer a vossa ação naquelas pessoas que me ajudaram no exercicio do ministério e do meu existir.

Sim, sou grato a você que por mim rezava em todas as missas (pelo nosso Bispo) e continua a particularmente rezar. Não posso me esquece dos que comigo assumiram corresponsavelmente a missão evangelizadora. Os primeiros a que agradeço são os queridos irmãso Padres que fazem a Pastoral acontecer nas comunidades pelas quais são responsáveis ou que atuam em funções que dão suporte para o bom funcionamento da ação evangelizadora ou viabilizam o esforço de uma verdadeira conversão Pastoral: passar de uma pastoral de conservação para uma verdadeira ação ou pastoral missionária. Incluo, aqui, os Diáconos e Religiosas e os que fazem parte das Comunidades de Vida e Aliança.

Agradeço aos Vigários Gerais, ao Chanceler, ao Vigário Episcopal, aos Secretários, aos Membros do Conselho presbiteral  e Colégio de Consultores. Estes, mais de perto, me deram apoio e espaço de reflexão para as tomadas de decisão. Sem eles, eu teria acertado pouco. Neles, me s entia apoiado nas decisões a tomar que nem sempre são fáceis.  Sou-lhes muito agradecido. Que Deus os recopense e abençoe, sempre.

Agradeço a todos os auxiliares que atuam nos vários setores da Arquidiocese: Pascom, Economato, Contabilidade, Pessoal, Tesouraria, patrimônio, Copa, Vigilância, Limpeza, Departamento Jurídico, Recepção, Câmara Eclesiática, Coordenação de Pastoral em todas as suas dimensões, Aquivo, Social, Familiar e Juventude, bem como aos Serviços e Movimentos.

Quero tambem dizer um muito obrigado às Irmãs do Amor Divino que me acompanharam em toda a minha trajetória em Cajazeiras, Campina Grande e aqui em Natal. Que esta disposição de sevir a a Igreja e aos seus Pastores permaneça com a Graça de Deus, a vocês.

Agradeço, também, a todo povo de Deus que sempre me acolheu com muita atenção e, generosamente, contribuiu para a manutenção das atividades pastorais e administrativas, a través da Pastoral do Dízimo, das campanhas específicas, tais como: A campanha para o Seninário  (da Cosern), os Amigos da Rural, do JUvino Barreto (Caern), aos colaboradores e patrocinadores dos eventos que aconteceram neste periodo. Detro, deste contexto agradeço aos que fazem parte do Conselho de Assuntos Econômicos e Adinistrativo, bem como os que integram o Conselho Pastoral. Por fim, meu muito obrigado aos Poderes Publicos: Federal, Estadual e Municipal; e aos meios de comunicação: Rádios, Tevês, jornais, sites, blogs, e midias sociais que, de certa forma,  fizeram ecoar  na sociedade as açõe e eventos da Arquidiocese.

QUE DEUS OS ABENÇOE, AGORA E SEMPRE.    
Arquidiocese Natal prepara posse do novo Arcebispo

Dom Jaime Vieira Rocha será empossado como o sexto Arcebispo da Arquidiocese de Natal, dia 26 próximo, às 9 horas, na Catedral Metropolitana. Antes, às 8h30, Dom Jaime será acolhido pelo clero, autoridades e fiéis em geral, em frente à Catedral. A celebração deverá contar com a presença dos bispos do Regional Nordeste 2 e até de outros regionais da CNBB, o clero natalense e de outras dioceses, como Caicó, onde Dom Jaime foi bispo e, especialmente, de Campina Grande (PB).
Foto: cedida

Dom Jaime Vieira, sexto Arcebispo de Natal
Dom Jaime sucederá Dom Matias Patrício de Macêdo, que governou a Arquidiocese
de Natal por oito anos. Natural de Tangará (RN), Dom Jaime nasceu em 30 de março
de 1947. Cursou Filosofia e Teologia, na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da
Assunção, em São Paulo (SP); Ciências Sociais, na UFRN; e atualização para
formadores de seminários, em Roma. Ordenou-se padre em 01 de fevereiro de 1975,
 em Natal. Foi nomeado bispo de Caicó, em 29 de novembro 1995. A ordenação
episcopal aconteceu em 6 de janeiro de 1996, na Basílica de São Pedro, em Roma,
pelo Papa João Paulo II. O lema episcopal escolhido por ele é: “Scio cui credidi”, que
significa: “Sei em quem acreditei”.

Foi Bispo de Caicó, de 1996 a 2005; e Bispo de Campina Grande, de 2005 a 2011;
de 2007 a 2008, acumulou o cargo de Administrador Apostólico de Guarabira-PB.
 Em 21 de dezembro de 2011, o Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo de Natal.
Atualmente, Dom Jaime é o Bispo Referencial da Comissão Episcopal para os
Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, no Regional Nordeste 2; e, em nível
 nacional, é membro da Comissão Episcopal para a Amazônia.
 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO Ó REALIZARÁ ENCONTRO SOBRE A CF 2012

No próximo dia 4 de março (domingo) acontecerá na Paróquia de Nossa Senhora do Ó encontro que debaterá a temática da Campanha da Fraternidade 2012 (Fraternidade e Saúde Pública). O encontro será direcionado principalmente aos agentes de pastorais do centro e comunidades, porém, será aberto ao público em geral.

A formação realizar-se-á no Centro Pastoral Izabel Gondin, no centro de Nísia Floresta, porém, o início será na Matriz de Nossa Senhora do Ó com a Santa missa a partir das 7hs.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ENCONTRO DAS NOVAS COMUNIDADES

Hoje, realizou-se na Comunidade Obra de Maria, em Pirangi do Norte, o I Encontro anual com os Fundadores das Novas Comunidades da Arquidiocese de Natal, este encontro foi Cordenado pelo representante do RN das Novas comunidades, Carlos, Fundador da Comunidade Eféso.

Em seguida realizamos o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, com oração em linguas, e cada Fundador se expressou em Oração, sobre a sua caminhada, sua missão, seu carisma, foi um momento muito profundo.

Logo após a adoração, nos reunimos e a palta do dia foi: PROPOSTA REGIMENTÁRIA, é um documento que esta sendo elaborado para as Novas Comunidades na Arquidiocese de Natal, debatemos um pouco sobre o documento e marcamos uma reunião extraordinária, para o dia 23\02 para fecharmos o documento, que será entregue a novo Arcebispo, Dom Jaime.

Encerramos o encontro com momento de oração e agradecimento a Deus pelo dia que Ele nos proporcionou estarmos juntos, e logo em seguida, a Comunidade Obra de Maria ofereceu um almoço aos Fundadores.
Estiveram presentes as seguintes Comunidades: OBRA DE MARIA, VIDA NOVA, EFÉSO, DISCÍPULOS DA NOVA ALIANÇA, DISCÍPULOS DA MÃE DE DEUS, NOVA ALIANÇA, CASA DE IDOSOS JESUS MISERICORDIOSO, REVIVER, MAGNIFICAT e MARIA AUXILIADORA.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

CRISTO FOLIA SE TORNA REALIDADE

Ontem realizou-se o I CRISTO FOLIA, em Pirangi do Sul, o objetivo foi alcançado, como muito amor e perseverança, a Comunidade de Pirangi abraçou o evento com o coração.
A BANDA SE ORGANIZANDO

Tivemos o apoio total da Policia Rodoviária Estadual e Policia Militar

Foi um grande desafio, que se tornou uma realidade, muito trabalho.

A alegria do povo foi tomando conta das ruas.

A Banda Discípulos da Nova Aliança levou os foliões a euforia.

A caminahda retornando a Pirangi parou o transito.

Fundadores da Comunidade Discípulos da Nova Aliança junto aos foliões.

O povo nas Ruas por onde o Trio passava se alegrava e cantava.

Os veranistas e visitantes nas varandas, acolhento a alegria com CRISTO.
PIRANGI DO SUL VESTIU VERDADEIRAMENTE A CAMISA DO CRISTO FOLIA

No final foi celebrada a Santa Missa de Agradecimento a Deus pelo evento, celebrada pelo Padre FABIO PINHEIRO.

Fundador da Comunidade Discípulos da Nova Aliança faz agradecimentos.

Padre Fabio Pinheiro com o casal Fundador, Edinho e Francisca


Ministério de Musica de Pirangi surpreendeu, Tocando na Santa Missa e em seguida o louvor.



sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

I CRISTO FOLIA

É HOJE A GRANDE FESTA, O I CRISTO FOLIA CHEGOU, VAMOS LÁ GENTE BOA LOUVAR O SENHOR.
GRANDE CONCENTRAÇÃO NA COMUNIDADE DE PIRANGI DO SUL, ÀS 15:00 HS, E EM SEGUIDA SAIREMOS COM A GRANDE CAMINHADA ACOMPANHADA POR TRIO ELÉTRICO E ANIMAÇÃO DA BANDA CATÓLICA DISCÍPULOS DA NOVA ALIANÇA.


PARTICIPE COM SUA FAMÍLIA E SEUS AMIGOS.


DEUS FICARÁ MUITO FELIZ COM A PRESENÇA DE VOCÊS


POIS: A NOSSA ALEGRIA ESTA EM CRISTO.